Arrumo lugares no meu coração, carrego você na alma, te falo silenciosamente  sobre as canções que não teve tempo de ouvir, os livros que não leu, as ruas que não viram seus pés, partilho a vida nessa comunhão silenciosa, te levando para os lugares onde vou, carregando você no coração,meu jeito de ajeitar a vida...

 (Teresa Gouvêa)

Cuidados Paliativos - Conversas sobre a vida e a morte na sa˙de
 
 
Vera Anita Bifulco / Ricardo Caponero (Cuidados Paliativos)
 
 

 

(Sinopse) O livro aborda os cuidados paliativos, uma forma de cuidar muito importante, que deveria estar presente em vários momentos da trajetória da doença, sempre buscando a qualidade de vida.

“Não desligue. Sua ligação é muito importante para nós.” Toda vez que ouvimos esta frase ao telefone, pensamos inevitavelmente o mesmo: se de fato minha ligação fosse importante, colocariam uma pessoa para falar comigo e não uma máquina. Quando, hoje em dia, falamos de comunicação na área da saúde, corre-se um risco semelhante: pensar que é possível adquirir esta habilidade seguindo protocolos, utilizando técnicas, palmilhando atalhos que, com presteza, nos transformem em comunicadores de excelência. Nada mais longe da verdade e da proposta que este livro nos traz.

Comunicação verdadeira é conversa. E conversar é escutar, sem pressa; olhar sem cansaço; respeitar silêncios – que falam mais alto do que as palavras - salpicados de soluços, de dúvidas, de incertezas e de perplexidades. A conversa fecunda implica cultivar a reflexão no silêncio, acalmar o barulho interior que nos impede escutar o outro. Comunicar-se é saber estar do lado do interlocutor, em apertura vital.

Amar a alguém, dizia Gabriel Marcel, é dizer: você não morrerá nunca! Estas conversas sobre a vida e a morte, que agora nos ocupam, somente podem acontecer se sabemos afirmar com nossa atitude: Você sempre me terá do seu lado.

Dr. Ricardo Caponero é oncologista, conhecido pela sua competência aliada à humanidade e sensibilidade tão importantes para profissionais especializados em cuidados paliativos. Vera Anita Bifulco é psicóloga e está envolvida em grupos de trabalho na área de cuidados paliativos, sempre com a proposta de divulgação e desenvolvimento da área. São dois especialistas que escrevem juntos e o resultado é a composição de ideias em uma perspectiva de equipe compartilhada, tão importante em cuidados paliativos. 

 
Site desenvolvido por BRIFA.COM.BR