Teresa Vera de Sousa Gouvêa

1619

Sou brasileira, nascida no Vale do Paraíba, em São Luis do Paraitinga, cidade de marchinhas, musicalidade, bonecos, onde predomina a cultura caipira, ruas tranquilas, o andar sem pressa, o café com farinha, a rapadura. Meus avós e pais tem origem rural, todos da mesma região. Aprendi a ouvir histórias com meus avós maternos e daí vem minha paixão pela Psicologia, profissão que exerço.

Graduei-me em Psicologia pela Universidade de Taubaté.

Especializei-me em Terapia Familiar e de Casal – Sistêmica (PUC SP). Acredito na família, como o lugar de onde viemos e para onde, muitas vezes, retornamos, nosso lugar de cansaço, mas também de descanso, lugar onde são tecidos nossos valores, amores, raivas, lugar onde aprendemos a nos emocionar.

Especializei-me em Luto, pelo 4 Estações Instituto de Psicologia SP. Penso na vida como uma estrada onde nos encontramos, fazemos laços e, noutras vezes, nos deparamos com os desencontros, que ocorrem por várias razões – iniciamos um novo ciclo, um novo emprego, uma nova relação, uma doença ou alguém que se retira de nossas vidas sem aviso prévio. As perdas vão nos dizendo sobre nossa própria existência, os caminhos trilhados, as maneiras como nos vinculamos ao outro.

O nome laços e lutos tem origem no foco do meu atendimento. Nossas histórias são construídas pelos laços que desenvolvemos em nossa trajetória e pelos lutos daí decorrentes. Só há luto onde houve, de alguma forma, laço e, assim, vivemos, ganhos e perdas, encontros e desencontros, esperas concretizadas e não concretizadas.

Laços e Lutos têm por finalidade tecer conversas sobre dores, separações, lutos e ressignificações…

Sem comentários

Deixe um comentário