15267913_10154802160349185_4774787447942919671_n-2

Teresa Vera de Sousa Gouvêa

CRP 06-90598

Sou psicóloga, com formação Sistêmica. O desejo de me aprofundar nas questões do luto era antigo e pediu passagem após alguns atendimentos clínicos em que me deparei com questões ligadas à terminalidade – três pacientes faleceram em pouco tempo e, por causa de suas histórias, entendi que precisava de mergulhos mais profundos.

Iniciei a Especialização em Luto, no 4 Estações Instituto de Psicologia-SP, apaixonada por tudo que via e ouvia sobre essas coisas do nascer e morrer, paixão que evoluiu nesse contato. Durante esse percurso a morte nos visitou, com urgência e lentamente. Primeiro levou a doce Anne, sem tempo para um café ou um abraço, sem tempo pra viver o futuro que ela estava combinando com a vida. Com ela aprendi que a vida é curta para o abraço do dia seguinte, muito curta.

Depois partiu minha avó materna, Rosa, minha contadora de histórias, lado bom dos dias de infância. Seu sofrimento, estendido por meses, me deu a clareza das despedidas lentas, do tempo para os adeuses e da importância de estarmos cercados por quem amamos nos momentos finais de nossas vidas. Com ela aprendi a falar da morte, referia-se aos mortos como “defunto fulano”, invariavelmente o nome era precedido pelo termo. Essa senhora sofreu todas as perdas possíveis – filha, pai, mãe, marido, irmão – e até o final declamava seu amor pela vida. Deixava os mortos se sentarem à mesa, na clareza de que a vida tinha uma combinação com a morte, uma não existiria sem a outra.

Laços e Lutos nasce a partir de uma fanpage (www.facebook.com/lacoselutos) e se estende por um site (lacoselutos.com.br). Nesses momentos de dor, um jeito de espalhar o que não cabia. O nome veio das aprendizagens no 4 Estações: só há luto onde houve laço, só há perda onde houve vínculo. As escritas, portanto, falam das minhas dores, mas também de pacientes que passaram por perdas, meus lugares de grandes aprendizados.

(retirado do livro Laços e Lutos, Editora Multifoco)

 casa-vo-1

Graduada em Psicologia pela Universidade de Taubaté.

Especialização em Terapia Familiar e de Casal – Sistêmica pela PUC SP

Especialização em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia